Mal acordei hoje e já me deparei com as duas grandes notícias do dia: Ronald Biggs morreu e Keith Richards completou 70 anos.
Para quem não sabe ou não tem idade para lembrar, Ronald Biggs foi um dos protagonistas do lendário Assalto ao Trem Pagador, considerado por muitos o “Roubo do Século”, quando o século ainda era o 20.
Ganhou fama não apenas pela participação no engenhoso crime, mas também pela fuga espetacular de uma prisão britânica. Fanfarrão, veio parar no Brasil e chegou a gravar uma música com os Sex Pistols.
Depois de mais de três décadas, cansou de fugir e entregou-se à justiça de sua terra natal. A morte viria um dia, inescapável. Chegou aos 84 anos.
Bem mais marcante, porém, é Keith Richards, um dos primeiros guitar heroes da história, ter chegado aos 70 anos. Mais que marcante, é surpreedente.
Único guitarrista presente em todos os discos do Rolling Stones, ele é, de longe, o sobrevivente mais improvável dos tempos em que meus heróis morriam de overdose. Viu-se obrigado a trocar o sangue de todo o corpo em diversas ocasiões para se recuperar de abuso sobre abuso de drogas.
Nesse intervalo brindou os ouvidos dos amantes do roquenrow com riffs inesquecíveis em dezenas e mais de dezenas de composições em parceria com Mick Jagger. E o melhor de tudo: sem perder a forma nem o espírito com o passar dos tempos.
Valeu, Keith!
Para celebrar mais este momento marcante do rock, o Roque Reverso descolou três vídeos clássicos dos Stones no YouTube. Fique abaixo com grandes execuções ao vivo de “Gimme Shelter”, “Paint it Black” e “Jumpin’ Jack Flash”.
0 Responses to “Keith Richards chega aos 70 anos; quem diria?”