O guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi, foi diagnosticado com um linfoma, um tumor que atinge os gânglios linfáticos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, dia 9 de janeiro, na página oficial no Facebook do lendário grupo britânico de heavy metal. Segundo a breve nota, a doença foi confirmada em um estágio inicial e Iommi, que tem 63 anos, continua otimista e determinado a ter uma recuperação completa e bem sucedida.

A notícia sobre o linfoma do guitarrista do Sabbath foi divulgada no momento em que o grupo está no processo de gravação de seu primeiro álbum de estúdio de inéditas, na formação original, desde 1978. Em novembro, a banda anunciou que voltaria com sua configuração clássica, que traz Ozzy Osbourne nos vocais, Iommi na guitarra, Geezer Butler no baixo e Bill Ward na bateria. Na ocasião, também informou que tocaria no Download Festival em 10 de junho; e que iniciaria uma turnê mundial – que deve começar em 18 de maio em Moscou, na Rússia.

No comunicado de hoje, o Black Sabbath ressaltou que, apesar da descoberta da doença de Iommi, o novo álbum ainda está previsto para ser lançado em 2012, no outono do Hemisfério Norte, que corresponderia à primavera no Brasil. Segundo as informações divulgadas, agora, os demais integrantes da banda deverão seguir para o Reino Unido para continuar trabalhando com o guitarrista no álbum que conta com produção de Rick Rubin.