Depois de inúmeros rumores que chegaram a circular na internet recentemente, o System of a Down confirmou seu retorno para alguns shows em 2011. A banda norte-americana formada por descendentes de armênios, que estava inativa desde 2006, anunciou em seu site oficial que voltará aos palcos no próximo ano, mais precisamente na Europa, onde já tem agendadas, por enquanto, dez apresentações. 

O grupo, que despontou no cenário do rock pesado norte-americano no final da década de 90, atingiu seu auge em 2001. Na ocasião, o álbum “Toxicity” foi bastante elogiado pela crítica e alcançou os primeiros lugares nas paradas musicais.

Ao lado de bandas, como o Rage Against The Machine, o System of a Down é considerado um dos grupos mais engajados do rock quando o assunto é luta por justiça social. 

“Estamos animados em anunciar que o System of a Down tocará junto em algumas datas de 2011. Também queremos agradecer à sua lealdade e apoio, não apenas ao System of a Down, mas a todos os nossos projetos solo também”, escreveram os membros da banda no site oficial. “Não temos nenhum tipo de plano mestre – faremos esses shows simplesmente porque queremos tocar juntos de novo como banda e para vocês, nossos incríveis fãs. Estamos ansiosos em ver todos vocês!” 

Outros rumores que estão circulando na internet são de que a banda é forte candidata a participar da próxima edição do SWU Festival, em Itu, no ano que vem. Depois do RATM provocar uma verdadeira revolução na apresentação histórica de outubro no festival brasileiro, não custa torcer para o SOAD aparecer por aqui. 

Para homenagear o retorno da banda aos palcos, o Roque Reverso descolou no Dailymotion os vídeos da músicas “Toxicity” e “Chop Suey!”, dois dos maiores sucessos do grupo.