O heavy metal está em luto. Morreu neste domingo o lendário vocalista Ronnie James Dio, que teve importantes passagens pelo Rainbow, Black Sabbath, criou nos anos 80 uma ótima banda que levava seu próprio sobrenome e, mais recentemente, respondia pelos vocais do Heaven & Hell. Dio faleceu aos 67 anos, em Houston (EUA), em virtude de um câncer estomacal, dignosticado em novembro do ano passado. A notícia oficial da morte de Dio foi confirmada no site oficial do músico por sua esposa, Wendy Dio.
“Hoje, meu coração está partido, Ronnie faleceu às 7h45 do dia 16 de maio. Muitos, muitos amigos e familiares puderam dizer adeus antes que ele descansasse em paz”, escreveu Wendy. “Ronnie sabia o quanto todos o amavam. Agradecemos o amor e apoio que vocês nos deram. Por favor, dêem a nós alguns dias de privacidade para lidarmos com essa terrível perda. Saibam que ele amava vocês todos e sua música vai viver para sempre”, finalizou.
No início do mês, o Heaven & Hell já havia cancelado um grande número de shows que a banda faria no meio do ano na Europa, justamente por causa da doença de Dio. Na ocasião, o comunicado da banda trazia a informação de que o vocalista não estava “bem o suficiente” para excursionar no verão europeu.
Qualquer um que tenha o mínimo de conhecimento de heavy metal, sabe a importância de Dio para o rock. Dono de uma voz poderosa, o baixinho vocalista deixou muitas músicas do Sabbath e da própria banda Dio imortalizadas na história do estilo. Também era conhecido pela enorme simpatia e pelo grande respeito que tinha pelos fãs.
Vale lembrar que 2010 não tem sido um bom ano para os vocalistas do rock pesado. Já havíamos perdido o líder do Type O Negative, Peter Steele, há pouco mais de um mês. Agora, uma perda ainda maior, de um dos ícones do heavy metal.
O Roque Reverso presta homenagem a Dio com três vídeos descolados no Youtube. O primeiro é da clássica “Last in Line”, do álbum de mesmo nome, lançado pela banda Dio, em 1984. O segundo é da música “TV Crimes”, do ótimo álbum “Dehumanizer”, lançado pelo Black Sabbath em 1992. Para fechar, o Heaven & Hell tocando ao vivo a preferida deste jornalista com o Dio: “Children of the Sea”, que é originalmente do Sabbath, do álbum “Heaven and Hell”, de 1980, da primeira passagem de Dio pela banda.
R.I.P. Dio!
Ainda náo acredito que o Dio morreu. Perda irreparável
RIP.
O cara cantava muito e não era estrelinha