30
nov
09

AC/DC: mais histórias, detalhes e opiniões sobre o grande show

AC/DC em SP - Foto: Divulgação T4FHavíamos prometido mais algum complemento sobre a análise do show do AC/DC e este post tem esta finalidade. Mas o cansaço ainda está presente e não vou me estender muito, já que existe no blog o link para a nossa reportagem pela AE, as fotos e alguns vídeos abaixo que retratam bem um pouco do que foi o melhor show do ano em São Paulo. Foi mais uma experiência inesquecível, que contaremos para os nossos filhos e netos e da qual qualquer pessoa deste planeta deveria desfrutar antes de morrer.

Quando entramos no Morumbi, uma imagem que jamais vai sair da minha cabeça: o estádio inteiro iluminado de vermelho pelas luzes dos chifrinhos que o público presente estava usando para receber a banda. Coisa de deixar decoração de Natal da Paulista em segundo plano…

A abertura com o vídeo do trem se chocando e a entrada da banda com a enorme locomotiva ao fundo também já é, disparado, o melhor início de show que vi. A enorme boneca em “Whole Lotta Rosie”; as sempre cantadas por todos “Back in Black”, “You Shook Me All Night Long” e “Highway to Hell”; a espetacular performance de Angus em “Let There Be Rock”, que foi o ponto alto do show; e os canhões de “For Those About to Rock (We Salute You)” foram uma aula de como realizar um espetáculo de rock ao público. Uma pena que ainda não encontramos vídeos no Youtube com qualidade e imagens perfeitas para o leitor que não foi ao show ter uma noção um pouco melhor do que tentamos descrever.

A grande dúvida

A grande pergunta que fizemos no decorrer do show era se a apresentação de 2009 estava conseguindo superar a de 1996, até então o melhor show que eu, Ricardo e a maioria das pessoas que esteve no Pacaembu para a turnê do álbum “Ballbreaker” havíamos visto na vida aqui no Brasil. Durante o show de sexta-feira, o Ricardo ficou claramente na dúvida e eu entendia perfeitamente, pois o show do Morumbi trazia mais público, mais inovações tecnológicas e mais estrutura, coisa que só foi vista em São Paulo quando Rolling Stones, U2, Iron Maiden e Kiss passaram por aqui. Mas, na modestíssima opinião deste blogueiro, 2009 não superou 1996 por alguns detalhes que jogam a favor do show do Pacaembu. O primeiro e mais claro é que, apesar de estarem tocando zilhões de vezes mais que estas bandinhas de hoje em dia que os modernetes idolatram, a idade está pegando para alguns dos membros do AC/DC, ou melhor, para Brian Johnson.

É óbvio que ele nunca foi a alma da banda e que esta alma, o velho e bom Angus, continua ligado nos 220 volts, com disposição maior que muita gente de 20 anos. Mas ficou claro em algumas músicas o cansaço do vocalista e a dificuldade de chegar a alguns pontos mais exigentes, como alguns trechos de “”Thunderstruck”.

Outro ponto é que, apesar da quantidade de músicas idêntica entre os shows, o de 1996 pareceu um pouco maior na duração e isso pode ser explicado porque “The Jack” foi mais longa naquele ano e porque o strip de Angus foi muito mais demorado em “Boogie Man”, que não fez parte desta turnê. Para o leitor ter uma ideia da diferença, basta assistir ao DVD “No Bull”, gravado em Madrid e que tem praticamente as mesmas características do show de SP daquele ano, tirando uma música ou outra.

Outro fator que faz o blogueiro continuar achando o show de 1996 superior ao de 2009 é o set list ligeiramente melhor, já que contou, por exemplo, com “Rock and Roll Ain’t Noise Pollution”. Sem contar que as músicas do escolhidas do “Ballbreaker” são melhores que as do “Black Ice”…

Sei que é mais uma questão polêmica para ser discutida neste blog e que o próprio Ricardo vai discordar em vários pontos, mas é também para isso que este canal serve: trocar opiniões diferentes sobre o estilo musical que mais adoramos.

Para quem fica com o show de 2009, confesso que, desde a sexta-feira, já coloquei a apresentação do Morumbi em diversas posições no meu ranking pessoal de shows preferidos. No começo, ela foi parar “apenas entre os 10 primeiros”. No sábado, já estava entre as cinco primeiras. Não duvide se o blogueiro não mudar novamente de opinião nos próximos dias e acabar colocando o show de 2009 entre os três primeiros, que ainda tem o show do Iron Maiden de 2008, no Estádio do Palmeiras, na segunda posição; e o show dos Stones de 1995, no Pacaembu, na terceira. Mas superar 1996 é algo bastante difícil.

Anúncios

5 Responses to “AC/DC: mais histórias, detalhes e opiniões sobre o grande show”


  1. 1 Fortuna
    30 de novembro de 2009 às 17:56

    Caros, esse comentário é algo comprometedor, mas vamos lá. O show do AC/DC no Rock in Rio “I” foi o melhor daquele festival. Ele levou vantagem, por exemplo, sobre o Iron Maiden porque a banda australiana já era o que os britânicos se tornaram posteriormente: um dos gigantes do rock, metal ou não. Vi o show de 96, que foi bem mais elaborado e tal, mas a emoção fica com o Rock in Rio. Não vi o de sexta. Mas confio em quem conhece.
    abs

  2. 2 flavioleonel
    30 de novembro de 2009 às 19:02

    Essa é para poucos, Fortuna! Quem esteve pessoalmente naquele Rock in Rio I é um verdadeiro felizardo, pois viu “só” algumas das maiores bandas do heavy metal em fases ótimas, como AC/DC, Iron, Scorpions, Whitesnake, Ozzy em carreira solo. Tudo isso sem contar as apresentações antológicas do Queen e do Yes. Eu só não coloco na minha lista pq não estive lá, mas acompanhei tudo pela TV na época e foi justamente este festival que me fez entrar de vez no mundo do heavy metal.

    Incrível que tudo foi realizado quando era tudo mais difícil no Brasil, com a economia bem pior e a situação política ainda bem complicada. A galera tinha que ser virar para conseguir as coisas.

  3. 3 Luiz Hetfield
    2 de dezembro de 2009 às 20:27

    Melhor show da minha vida!
    Não fui no RiR e nem em 96…

  4. 4 Anne
    3 de dezembro de 2009 às 19:24

    Gostei muito dos textos! Pra quem, como eu, não pôde assistir, deu pra sentir o clima do show! Os vídeos foram muito bem escolhidos! A entrada com a locomotiva foi genial, e o Flavito bem sabe que eu adoro “you shook me all night long”!

  5. 5 Jeff
    2 de janeiro de 2010 às 11:30

    Sou mais novo e não fui nos outros. Esse foi o melhor que vi.


Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Siga o Roque Reverso no Instagram!!!

Documentário 'Sepultura Endurance' teve sua estreia geral ao público no dia 15 de junho e tem neste dia 19 exibição marcada para o Cine SESC, em São Paulo, pelo In-Edit Brasil, às 21h30.
Veja a resenha do Roque Reverso aqui:
https://roquereverso.com/2017/06/15/documentario-sepultura-endurance-mostra-saga-da-banda-brasileira-e-resistencia-apos-separacao-historica/
#roquereverso #sepultura #ineditbrasil #sepulturaendurance #cinesesc Já viu os preços para o show do U2 em São Paulo?
Veja os detalhes no texto do Roque Reverso aqui:
https://roquereverso.com/2017/06/08/ingressos-de-pista-comum-para-show-do-u2-em-sp-da-turne-de-30-anos-do-the-joshua-tree-custam-r-500/
#roquereverso #u2 #estadiodomorumbi #u2thejoshuatree2017 O "Sgt. Peppers" fez 50 anos e o Roque Reverso fez uma resenha bacana.
Confira aqui:
https://roquereverso.com/2017/05/30/50-anos-do-disco-sgt-peppers-lonely-hearts-club-band-um-dos-maiores-da-historia-e-simbolo-de-uma-geracao/
#roquereverso #beatles #paulmccartney #ringostarr #johnlennon #georgeharrison Nosso texto sobre a enorme perda de Kid Vinil:
https://roquereverso.com/2017/05/19/rock-nacional-de-luto-com-a-morte-de-kid-vinil-um-dos-maiores-embaixadores-do-estilo-no-pais/
Foto: Divulgação Facebook
#roquereverso #kidvinil Nosso texto sobre a enorme perda de Chris Cornell:
https://roquereverso.com/2017/05/18/rock-chora-a-morte-de-chris-cornell-vocalista-do-soundgarden-e-do-audioslave/
Foto: Divulgação Facebook
#roquereverso #chriscornell #soundgarden #audioslave Resenha do Roque Reverso sobre o grande show do Prophets of Rage no Maximus Festival!!!
https://roquereverso.com/2017/05/16/com-fora-temer-e-show-variado-no-maximus-festival-prophets-of-rage-mantem-legado-do-rage-against/
#roquereverso #maximusfestival #prophetsofrage #tomorello

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso blog em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se a 87 outros seguidores

novembro 2009
D S T Q Q S S
    dez »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Categorias

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

Estatísticas

  • 530,381 hits
SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE


%d blogueiros gostam disto: