
Por Marcelo Moreira, do blog Combate Rock
Os rumores não eram só rumores ou meros desejos de fãs. Os integrantes ainda vivos fizeram várias insinuações nos últimos anos que poderiam se reunir e reviver alguns dos bons tempos, e assim, os canadenses do Rush estão de volta após dez anos do último show e cinco da morte do baterista Neil Peart.
Em vídeo nas redes sociais, o guitarrista Alex Lifeson e o baixista e vocalista, Geddy Lee, se reuniram para homenagear Peart, que morreu de câncer em 2020.
A bateria terá a alemã Anika Nilles, uma completa surpresa, já que ela é pouco conhecida fora do rock.
A iniciativa contraria o próprio Alex Lifeson, que afirmou em 2017 que não havia como existir Rush sem Peart, que tinha se aposentado definitivamente dois anos antes.
Lee disse o mesmo em 2021, um ano após a morte do baterista. O que mudou?
Septuagenária, a dupla praticamente nada fez no cenário musical desde o fim do Rush – na prática, dede 2015, oficialmente desde 2020.
O guitarrista fez algumas participações em álbuns de artistas como a banda Envy of None e Rk Emmett, este guitarrista amigo que tocou no Triunph, principal concorrente do Rush nos anos 70 e 80 no Canadá.
Lee tocou com o Yes no Rock and Roll of Fame de 2017, nos Estados Unidos, mas não fez nada mais de relevante.
A banda batizou sua turnê de retorno como “Fifty Something”, em referência aos mais de 50 anos de carreira do Rush. Serão sete cidades na América do Norte, com múltiplos shows em cada local.
A estreia está marcada para 7 de junho de 2026, no Kia Forum em Los Angeles. Haverá uma segunda apresentação na mesma cidade em 9 de junho.
O roteiro inclui apresentações também na Cidade do México, em Fort Worth (Texas), Chicago, Nova York e Toronto.
A turnê se encerra em 17 de setembro, com um último show em Cleveland.
Em quase todas essas cidades, a banda tocará duas noites consecutivas conforme a programação divulgada.
A carreira
Nome da primeira prateleira do rock e maior atração do rock canadense em todos os tempos, o Rush surgiu no final de 1968 por iniciativa de Lifeson, que organizou inúmeras formações até chegar a Geddy Lee. No começo dos anos 70 o trio se estabilizou com o baterista John Rursey.
Como banda de hard rock na linha do Led Zeppelin, o Rush gravou seu primeiro álbum, autointitulado, em 1974, e no fim do ano Rursey sai por problemas de saúde e por certa pressão familiar.
O substituto, Neil Peart, era um jovem apaixonado por jazz e literatura e teve de ser convencido a entrar na banda.
Logo assumiu a função de escrever letras e se encaixou perfeita e rapidamente.
A banda decolou a partir do segundo disco, “Fly by Night”, de 1975, e progressivamente mudou o estilo. Tornou-se um ícone do rock progressivo pesado.
Jovem baterista
A jovem Anika Nilles iniciou sua carreira no YouTube no início da década de 2010.Construiu uma reputação sólida como baterista, compositora, educadora musical e artista solo.
Ao lado de sua banda de apoio, Nevell, lançou dois álbuns de estúdio: ”Pikalar” (2017), que trazia dez faixas instrumentais e introduziu ao público sua proposta criativa única, e “For a Colorful Soul” (2020), que alcançou o 3º lugar no iTunes Top40 Jazzcharts dos EUA e na Alemanha.
Rush anuncia a volta com a baterista Anika Nilles

