
O rock teve um dos seus dias mais tristes nesta quarta-feira, 11 de junho, quando os fãs da boa música receberam a notícia do falecimento do lendário Brian Wilson. Fundador, vocalista e principal compositor da icônica banda norte-americana Beach Boys, ele morreu aos 82 anos de idade.
A causa exata da morte de Brian Wilson não foi oficialmente divulgada, mas o cantor foi diagnosticado com um “grave distúrbio neurocognitivo”, segundo seus empresários, semelhante à demência, em 2024. Antes, já havia sido diagnosticado com esquizofrenia.
Considerado um dos maiores compositores da história e referência para gerações de fãs e músicos de diversos estilos, Brian Wilson escreveu seu nome na história do bom e velho rock and roll com as inúmeras composições que entraram para a história do estilo em seu auge criativo.
Em meados da década de 1960, ele havia escrito ou coescrito mais de duas dúzias de sucessos que chegaram ao Top 40 dos EUA, incluindo os números um “Surf City”, “I Get Around”, “Help Me, Rhonda” e “Good Vibrations”.
Também merecem citação outros clássicos, como “God Only Knows”, “Don’t Worry Baby” e “California Girls”.
Entre os diversos álbuns gravados pelo The Beach Boys, um dos mais celebrados pela crítica, apesar de um fracasso inicial de vendas, é o clássico disco “Pet Sounds”, de 1966.
Décimo primeiro trabalho de estúdio da banda, o disco é considerado um verdadeiro marco na carreira do conjunto musical e uma obra de grande influência no rock e na música pop como um todo.
A inovação do clássico “Pet Sounds” tem um mentor: exatamente Brian Wilson.
Com uma série de instrumentos musicais usados nas gravações, o disco é considerado algo muito importante no desenvolvimento do rock e da música pop como um todo, inspirando músicos e grupos até a atualidade.
Não bastasse a criação e a elaboração das várias composições, Brian Wilson também foi o produtor do álbum.
Para diversas publicações especializadas, “Pet Sounds” já foi eleito até como o disco “Número 1” do rock em importância. Exageros à parte, em 2003, foi classificado como “Número 2” na lista dos 500 melhores álbuns de sempre feita pela revista Rolling Stone. Também está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
Brian Wilson também teve uma carreira solo celebrada, com turnês em teatros e festivais no mundo todo.
Ele veio ao Brasil em 2004, quando fez shows com as canções do álbum solo “Smile” e sucessos da carreira.
Para homenagear este grande nome do rock, o Roque Reverso descolou clipes e vídeos no YouTube. Fique inicialmente com o clipe de “Don’t Worry Baby”, seguido pelo de “Good Vibrations”.
Na sequência, assista a um vídeo histórico dos Beach Boys tocando “I Get Around” no lendário programa de TV dos EUA The Ed Sullivan Show. E em seguida, outro vídeo de TV dos Anos 1960 com a banda tocando “California Girls”.
Para fechar, veja outro vídeo em programa de TV da época com o grupo tocando “Help Me, Rhonda”.

