O lendário grupo britânico The Who demitiu o baterista Zak Starkey após um desentendimento durante uma apresentação no Royal Albert Hall, em Londres. A informação foi revelada em um comunicado enviado por um porta-voz ao jornal The Sun.

Starkey, que estava com a banda desde 1996, é filho de Ringo Starr, eterno baterista dos Beatles.

A saída aconteceu após a participação do grupo no evento beneficente Teenage Cancer Trust, tradicional série de shows britânica da qual o vocalista Roger Daltrey é organizador.

Durante a última música do show (“The Song Is Over”), Daltrey reclamou abertamente da bateria de Starkey, criticando o modo como o músico estava tocando.

De acordo com a banda, houve uma “decisão coletiva” na separação. “A banda tem admiração por ele e deseja tudo de melhor para o seu futuro”, disse o representante do grupo.

Zak Starkey, por sua vez, afirmou estar “surpreso e triste” em seus primeiros comentários sobre a demissão.

“Estou muito orgulhoso dos meus quase 30 anos com o The Who. Ocupar o lugar do meu padrinho, ‘tio Keith’, foi a maior honra e continuo sendo o maior fã deles”, disse Starkey em comunicado jornal The Mirror, referindo-se ao baterista Keith Moon, que morreu em 1978.

Até o fechamento deste texto, na noite do dia 17 de abril, a banda ainda não havia liberado um comunicado oficial em suas redes oficiais sobre a demissão, tampouco sinalizado sobre um substituto de Starkey.