O cantor e compositor Paul Di’Anno,
ex-vocalista do lendário Iron Maiden, morreu aos 66 anos de idade. A notícia foi confirmada oficialmente nesta segunda-feira, 21 de outubro, na redes sociais do músico pela família e pelo selo Conquest Music.
De acordo com o comunicado, Di’Anno morreu em sua casa na Salisbúria, cidade do condado inglês de Wiltshire.
A causa da morte não foi informada até o fechamento deste texto.
Paul Andrews, nome verdadeiro de Paul Di’Anno, nasceu em 17 de maio de 1958 no bairro de Chingford, em Londres.
Foi vocalista da formação original do Iron Maiden, entre 1978 e 1981, antes de o vocalista da formação clássica e de maior sucesso comercial, Bruce Dickinson, assumir os microfones.
Di’Anno participou do álbum de estreia da banda, “Iron Maiden”, do segundo álbum “Killers”, de 1981, e do EP ao vivo “Maiden Japan”, também de 1981.
Desde que deixou o Iron Maiden, Paul Di’Anno teve uma longa e movimentada carreira, com, por exemplo, os grupos Battlezone e Killers, bem como vários lançamentos solo e participações especiais.
Também passou por várias complicações de saúde, principalmente nos joelhos, a ponto de fãs realizarem campanhas para arrecadar dinheiro para cirurgias complexas e caras que tentaram amenizar o sofrimento do músico, que estava há alguns anos se locomovendo por meio de uma carreira de rodas.
Um de seus projetos mais recentes foi o Paul Di’Anno’s Warhorse, que gerou músicas interessantes e um disco de mesmo nome lançado em junho.
Seu primeiro álbum retrospectivo de carreira, “The Book of the Beast”, foi lançado em setembro de 2024 e trouxe destaques de suas gravações desde que deixou o Iron Maiden.
Nesta segunda-feira, o Iron Maiden divulgou uma nota oficial sobre a morte de Di’Anno.
“Estamos todos profundamente tristes ao saber do falecimento de Paul Di’Anno hoje cedo. A contribuição de Paul para o Iron Maiden foi imensa e ajudou a nos colocar no caminho que temos percorrido como banda há quase cinco décadas”, destacou o grupo britânico. “Sua presença pioneira como frontman e vocalista, tanto no palco quanto em nossos dois primeiros álbuns, será lembrada com muito carinho não apenas por nós, mas por fãs ao redor do mundo.”
Para homenagear Paul Di’Anno, o Roque Reverso descolou clipes e vídeos no YouTube. Fique inicialmente com o vídeo ao vivo e que marcou época de “Wrathchild”. Depois, veja o clipe de “Women In Uniform”, um vídeo do Iron Maiden tocando “Running Free” no programa Top of the Pops, em 1980, e outro no mesmo ano da banda tocando “Phantom of The Opera” na casa de shows Rainbow. Para fechar, fique com o clipe de Paul Di’Anno’s Warhorse para “Stop The War”.
Morre Paul Di’Anno, ex-vocalista do Iron Maiden

