Por Marcelo Moreira, do blog Combate Rock

Qual é a banda de rock mais importante da Irlanda? U2 ou Thin Lizzy?  E o mais emblemático? Bono, do U2, Phil Lynott, do Thin Lizzy, ou os guitarristas Gary Moore e Rory Gallagher?

O tema domina os pubs de Dublin, capital da Irlanda, e Belfast, capital da Irlanda do Norte, desde os anos 80 e chega a ser motivo de briga, com as paixões políticas, exacerbadas na ilha, e futebolísticas – neste caso, nem tanto.

Um time de futebol importante resolveu homenagear aquela que é o símbolo do rock irlandês do ponto de vista clássico, o Thin Lizzy do falecido baixista e vocalista Phil Lynott (que tem estátua em um cruzamento de Dublin).

O Bohemian FC usará uma camisa branca com detalhes em preto e o nome do grupo como se fosse o “patrocinador” oficial.

O clube é um dos três grandes da República da Irlanda, que domina mais de 80% da ilha. Tem 11 títulos nacionais e 7 da Copa da Irlanda.

Seus principais rivais são o St. Patrick e o Sharock Rovers em um campeonato nacional com dez clubes marcado pelo semiprofissionalismo e pouco investimento.

A homenagem será feita no segundo uniforme do time, colocando também, nas golas, a menção ao álbum “Black Rose” (1978).

Nas costas, a frase “Friday night, they’ll be dressed to kill…”, (Noite de sexta-feira, eles/elas estão vestidos para matar), retirada da letra de “The Boys Are Back in Town”, música mais conhecida da banda.

O comunicado do clube explica a homenagem: “Nossa camisa de visitante para 2024. Uma homenagem ao famoso show do Thin Lizzy em 1977, o primeiro grande festival de rock de Dublin, que aconteceu no Dalymount Park (estádio do clube). Apresentando uma citação de ‘The Boys Are Back in Town’ no pescoço, detalhes de ‘Black Rose’ desenhados pelo grande Jim Fitzpatrick em todo o corpo, bem como nos acabamentos das mangas, além de uma etiqueta bordada de um pôster do show original na parte inferior da frente.”

Ainda não se sabe quando a camisa número 2 será colocada à venda, mas já há uma enorme me corrida às lojas e pedidos antecipados em Londres e Dublin, indicando que a peça será um sucesso imediato neste ano entre fãs de rock clássico, além de ser uma propaganda inusitada para um clube pouco conhecido fora do país.