O guitarrista Kiko Loureiro decidiu estender seu afastamento do Megadeth e recebeu no dia seguinte ao anúncio o apoio do vocalista, guitarrista e líder da banda, Dave Mustaine. Após um comunicado divulgado pelo músico brasileiro aos fãs no domingo, 19 de novembro, com um texto que chegou a ser interpretado por muitos como um carta de despedida, Mustaine publicou nas redes sociais do grupo um texto no qual mostrou compreensão em relação ao momento de Kiko e teceu diversos elogios ao guitarrista, além de agradecimentos.
No Megadeth desde 2015, Kiko está sendo substituído pelo guitarrista finlandês Teemu Mäntysaari, que faz parte da banda Wintersun e que foi recomendado e treinado pelo próprio brasileiro.
Em setembro, Kiko divulgou seu primeiro comunicado sobre a necessidade de afastamento por questões familiares da parte norte-americana da turnê mais recente do Megadeth.
No anúncio de 19 de novembro, o brasileiro destacou que, para 2024, a previsão é de uma agenda de turnês “ainda mais pesada” para o Megadeth e que a decisão pela ampliação do período de afastamento não foi fácil.
“Após profunda reflexão e discussões com Dave Mustaine e a gestão do Megadeth, concordamos coletivamente que é a decisão certa estender minha ausência. Não quero atrapalhar nenhum dos planos da banda ou o trabalho duro de todas as pessoas incríveis envolvidas na turnê”, escreveu Kiko Loureiro.
No restante do comunicado, ele fez um balanço sobre seus nove anos de banda e foi justamente este trecho que deixou muitos fãs preocupados com uma possível saída definitiva do guitarrista do Megadeth, apesar de uma finalização com um “até breve”.
Em comunicado distribuído na segunda-feira, 20 de novembro, Dave Mustaine afirmou que conversou com Kiko pelo telefone para se atualizar a respeito da situação familiar do brasileiro e rasgou elogios ao guitarrista, deixando claro seu apoio à decisão.
“Quero atualizá-los agora sobre o que o Kiko compartilhou comigo. Mas antes disso, quero que saibam que amo, respeito e apoio totalmente a decisão do Kiko. Ele enfatizou seu amor por mim, pelo Megadeth e por todos vocês, nossos fãs”, escreveu Mustaine, destacando que os assuntos familiares que levaram ao afastamento de Kiko são “importantes e privados”.
O líder do Megadeth também relembrou o período de Kiko na banda, chamou o brasileiro de “maestro” e destacou as premiações, como o inédito Grammy, que o grupo recebeu durante a passagem do músico pela banda.
No comunicado, ele diz que a turnê de 2023 chegou ao fim e que a de 2024 realmente será intensa, mas que o grupo permanecerá com a formação provisória durante a ausência de Kiko Loureiro.
“Tivemos muitas conversas com o Kiko sobre isso, e todas foram muito positivas. Kiko vai permanecer em uma licença prolongada devido aos nossos intensos compromissos de turnê no próximo ano, e vamos continuar a avançar com Teem Mantysaari como o guitarrista do Megadeth”, salientou Mustaine. “Esperamos ver todos vocês apoiando o Kiko em seus próximos empreendimentos, e queremos vê-los no próximo ano na Killing Road. Temos planos empolgantes para compartilhar com todos vocês no nosso próximo boletim informativo.”
Esse trecho final, no qual Mustaine incentiva os fãs no apoio aos “próximos empreendimentos” de Kiko chegou a trazer mais dúvidas sobre a permanência do guitarrista na banda, mas não houve, em momento algum, uma postura ou comunicado citando a saída do brasileiro do grupo norte-americano.
A ausência de Kiko Loureiro em 2024 pode fazer com que o guitarrista esteja ausente na passagem da banda pelo Brasil no primeiro semestre do ano que vem. No dia 10 de novembro, foi confirmado show único em São Paulo como parte da turnê da América Latina do grupo.
A apresentação na capital paulista será no dia 18 de abril no Espaço Unimed, com ingressos já à venda.
Nas redes sociais, muitos fãs brasileiros pediram para que, ao menos neste show de SP, Kiko Loureiro esteja presente. A ver.
Kiko Loureiro decide estender afastamento do Megadeth e recebe apoio de Dave Mustaine

