Um dos bons expoentes da cena underground mais recente do rock nacional, o grupo Black Pantera lançou na sexta-feira, 17 de novembro, o EP “Griô”. Cantado todo em inglês, o novo trabalho da banda brasileira tenta romper novas fronteiras, sem que o grupo perca sua nobre essência contestadora e antirracista.
Com 5 músicas, “Griô” foi produzido por Rafael Ramos e chega ao público via gravadora Deck.
O EP, cuja bela capa elaborada por Gustavo Cruzeiro acompanha este texto, pode ser ouvido na íntegra em todas as plataformas.
O disco foi gravado em maio de 2023 no Estúdio Tambor.
Nas redes sociais, o Black Pantera explicou que “griô” é uma palavra de origem africana que “designa o guardião da memória oral de um povo”.
“Eles são contadores de histórias, ancestrais que passavam o conhecimento para frente, através de contos, através de músicas, extremamente necessários para difundir a cultura de um povo e impedir que ela desaparecesse”, explicou a banda, destacando que esse é exatamente o trabalho que o Black Pantera tenta fazer atualmente.
Para quem não conhece ainda o Black Pantera, o grupo foi formado em 2014 em Uberlândia, no Estado de Minas Gerais.
Desde então e antes de “Griô”, lançou um EP e outros três álbuns de estúdio, sendo o disco “Ascensão”, de 2022, o mais recente e aquele que fez mais sucesso, com destaque para ótima e essencial música “Fogo nos Racistas”.
O mesmo álbum “Ascensão” foi premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) no fim do ano passado.
O grupo é formado pelo guitarrista e vocalista Charles Gama, pelo baixista Chaene da Gama e pelo baterista Rodrigo “Pancho” Augusto.
O som do grupo transita entre o crossover thrash e o hardcore punk, sendo que entre as principais influências são os grupos de rock pesado internacionais Bad Brains, Rage Against The Machine, Motörhead, Living Colour, Metallica, além de James Brown e o rapper Tupac. As influências nacionais são os grupos Sepultura, Devotos e Raimundos.
Quem acompanhou festivais grandes recentes no Brasil, como o Rock in Rio de 2022, o Knotfest Brasil de 2022 e o Lollapolooza Brasil de 2023, viu que o Black Pantera fez shows que contagiaram o público mesmo tocando em horários pouco privilegiados.
Somado ao som repleto de energia, a banda traz letras importantes e um posicionamento antirracista importantíssimo para os tempos atuais.
Ouça abaixo, na íntegra, e com lyric videos, o novo EP do Black Pantera.
Black Pantera lança o EP ‘Griô’, só com músicas em inglês

