Steve Harwell, ex-vocalista e fundador do Smash Mouth, morreu, aos 56 anos, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 4 de setembro, pelo empresário da banda, Robert Hayes.

O vocalista estava com insuficiência hepática em estágio terminal e recebia cuidados paliativos em casa. Segundo Hayes, Harwell morreu “cercado pela família e pelos amigos”.

Figura marcante do Smash Mouth, Harwell anunciou a saída da banda e a aposentadoria em 2021 por problemas de saúde.

Ao longo de sua vida, lutou contra o alcoolismo.

Em 2013, foi diagnosticado com cardiomiopatia e encefalopatia de Wernicke, que podem causar insuficiência cardíaca e afetar funções motoras, como fala e memória.

Harwell foi figura fundamental para o sucesso do Smash Mouth, banda que surgiu inicialmente no cenário alternativo, mas que migrou na sequência para um rock mais pop, sempre, no entanto, famosa por músicas de qualidade e com interpretação marcante de seu vocalista.

As canções “All Star”, “Walkin’ on the Sun”, “Then The Morning Comes”, “Why Can’t We Be Friends” e “I’m a Believer”, cover do grupo The Monkees, são os maiores sucessos do Smash Mouth.

“All Star” e a versão de “I’m a Believer” ganharam enorme visibilidade mundial depois de participarem da trilha sonora do filme “Shrek”, de 2001.

Uma outra versão interessante feita pelo Smash Mouth foi “Don’t You (Forget About Me)”, originalmente gravada pelo Simple Minds.

Sem Harwell e sem o guitarrista Greg Camp, que era um dos principais compositores da banda e saiu do grupo em 2012, o Smash Mouth segue na ativa com outro vocalista, Zach Goode, sem repetir o sucesso da época de Harwell.

Nas redes sociais do Smash Mouth, o ex-vocalista foi homenageado.

“Steve viveu uma vida 100% a todo o gás”, destacou a banda. “Descanse em paz sabendo que você apontou para as estrelas, e acertou magicamente no seu alvo.”

Para homenagear Steve Harwell, o Roque Reverso descolou clipes no YouTube, das músicas “Walkin’ on the Sun”, “Then The Morning Comes” “All Star”, “I’m a Believer” e “Why Can’t We Be Friends”.

Steve Harwell, ex-vocalista do Smash Mouth, morre aos 56 anos