O Deep Purple anunciou no sábado, dia 23 de julho, que o guitarrista Steve Morse deixou definitivamente a banda. A informação foi divulgada meses depois de o músico precisar se afastar do grupo para apoiar sua esposa num tratamento importante e delicado contra o câncer.
O comunicado com a saída definitiva contrasta com o de março, quando banda e guitarrista deixaram claro que Morse se afastaria temporariamente e tinhas planos concretos de voltar a trabalhar com o grupo.
Com a confirmação da saída de Morse, a era do guitarrista com o Deep Purple, iniciada em 1994, chega ao fim após 28 anos de uma participação importante do músico no lendário grupo de hard rock.
Após assumir a grande responsabilidade de substituir o guitarrista da formação clássica, Ritchie Blackmore, Steve Morse, que já era bastante respeitado por sua carreira no Dixie Dregs e em carreira solo, participou da fase mais estável da história do Purple, uma banda com um histórico gigante de mudanças de formação.
Com Morse, o Deep Purple gravou os álbuns “Purpendicular” (1996), “Abandon” (1998), “Bananas” (2003), “Rapture of the Deep” (2005), “Now What?!” (2013), “Infinite” (2017) “Whoosh!” (2020) e “Turning to Crime” (2021).
De todos esses álbuns, o maior destaque é “Purpendicular”, que trouxe o guitarrista e o grupo, ainda com o saudoso Jon Lord nos teclados (ele ainda participaria no disco “Abandon”), num nível elevadíssimo de criação, a ponto de trazer um novo hit clássico para a banda, a excelente música “Sometimes I Feel Like Screaming”, que traz um solo histórico e belíssimo de Morse.
“Steve fará muita falta para a banda, equipe, empresário, gravadora e todos aqueles que tiveram o prazer de trabalhar com ele ao longo dos anos”, destacou o Deep Purple no comunicado. “Steve sempre foi extremamente grato pelo apoio e amor dos fãs do Deep Purple em todo o mundo. Um verdadeiro mestre…”, complementou a banda.
Desde que Morse se afastou do grupo, as guitarras do Purple ficaram com Simon McBride, que já tocou com o vocalista Ian Gillan e com o tecladista Don Airey. Ele foi escolhido como substituto temporário, mas, mesmo após o afastamento definitivo anunciado, o grupo não deixou claro se ele será oficializado como novo guitarrista.
Para homenagear o grande Steve Morse, o Roque Reverso descolou um vídeo no YouTube que traz o Deep Purple executando “Sometimes I Feel Like Screaming” em 1999. O vídeo faz parte do DVD “Total Abandon: Australia ’99”.
Steve Morse deixa definitivamente o Deep Purple
0 Respostas to “Steve Morse deixa definitivamente o Deep Purple”