11
jan
22

Morre aos 71 anos Burke Shelley, vocalista e baixista do Budgie

Morreu na segunda-feira, 10 de janeiro, em Cardiff, no País de Gales, o vocalista e baixista Burke Shelley, da influente banda de hard rock Budgie. Ele tinha 71 de idade e enfrentava problemas cardíacos nas últimas décadas.

Entretanto, a causa oficial da morte não foi revelada até o fechamento deste texto.

A informação da morte de Burke Shelley foi confirmada pela filha, Ela, no Facebook.

“É com grande tristeza que anuncio a morte de meu pai, John Burke Shelley. Ele faleceu esta noite enquanto dormia no Heath Hospital em Cardiff, sua cidade natal. Ele tinha 71 anos”, escreveu Ela, complementando com pedidos de respeito à família neste período delicado de perda.

Cofundador do Budgie, Burke Shelley tinha o respeito do mundo do rock.

A banda, que surgiu em 1967 em Cardiff, fazia um hard rock envolvente que, para alguns especialistas, teria sido um embrião do que passou a se chamar heavy metal nos anos seguintes.

Gravou 11 discos de estúdio e, depois de indas e vindas, encerrou as atividades em 2010, ano que Shelley descobriu um aneurisma na horta, que o obrigou a fazer uma cirurgia.

Shelley também lutava contra a síndrome de Stickler, doença genética que atinge visão, articulações e a audição.

Entre alguns dos grandes sucessos do Budgie, destaque para as músicas “Breadfan”, do disco “Never Turn Your Back on a Friend”, de 1973, “In for the Kill” e “Crash Course in Brain Surgery”, do álbum “In for the Kill!”, de 1974, e “I Can’t See My Feelings”, do disco “Bandolier”, de 1975.

Não por acaso esses foram sucessos que bandas gigantes do heavy metal, como o Metallica e o Iron Maiden, além do hard rock, como o Van Halen, executaram, sem nunca esconder e sempre citar a influência que tiveram do Budgie.

Iron Maiden e Metallica, por exemplo, chegaram a gravar covers. O Van Halen, por sua vez, chegou a executar ao vivo a música “In For The Kill”.

No caso do Iron Maiden, a faixa escolhida foi “I Can’t See My Feelings”. Ela foi lançada no Lado B do single “From Here to Eternity”, numa versão especial de picture disc de 7 polegadas.

O Metallica, sem dúvida, foi o grupo que trouxe um grau de exposição maior para o Budgie, já que gravou “Crash Course in Brain Surgery” e “Breadfan”, duas músicas que fizeram grande sucesso em toda a comunidade do heavy metal no Anos 80.

A primeira delas foi “Crash Course in Brain Surgery”, no grande e histórico EP “The $5.98 E.P. – Garage Days Re-Revisited”, de 1987, que só trazia grandes músicas que influenciaram a banda e que marcou a estreia do baixista Jason Newsted, após a morte em 1986 do saudoso Cliff Burton.

“Breadfan”, por sua vez, foi gravada como lado B do single “Harvester of Sorrow”, música pertencente ao clássico álbum “…And Justice For All”, de 1988.

Em 1998, o Metallica incluiu “Breadfan” no álbum de covers “Garage Inc.”, que vinha como álbum duplo, No primeiro disco, a banda incluiu versões nunca gravadas e, no segundo, trouxe o EP “The $5.98 E.P. – Garage Days Re-Revisited”, além de outros “B-sides”, como “Breadfan”.

Os fãs brasileiros mais antigos vão lembrar que “Breadfan” foi tema das chamadas do programa esportivo “Globo Esporte”, da TV Globo, nos Anos 1980 e 1990.

Apesar desta grande influência no heavy metal e no hard rock, Burke Shelley sempre foi grato, mas nunca se sentiu muito à vontade com isso, por conta de sua devoção cada vez maior ao cristianismo.

Vale lembrar que muitas bandas do heavy metal sempre foram acusadas ou até mesmo assumiam um lado fora dos padrões cristãos. Mas também é importante lembrar que o Budgie abriu para shows de ninguém menos que Ozzy Osbourne nos Anos 1980.

Nas redes sociais, vários músicos lamentaram a perda de Burke Shelley. Destaque para o baterista Lars Ulrich, do Metallica, e King Diamond, do Mercyful Fate.

Para homenagear Burke Shelley, o Roque Reverso descolou alguns vídeos e sons no YouTube. Fique inicialmente com a banda executando “Breadfan”. Depois, veja o grupo tocando ao vivo as música “In For The Kill” e “Crash Course In Brain Surgery” em 2010.

Na sequência, escute o Iron Maiden, com direito a baixo poderoso de Steve Harris, tocando  “I Can’t See My Feelings”.

Depois, fique com o Metallica tocando na única vez ao vivo em sua história a música “Crash Course In Brain Surgery”, em Londres, em agosto de 1987, por meio de um vídeo captado diretamente da lateral do palco.

Para fechar, fique com o Metallica tocando “Breadfan” ao vivo, em Seattle, em 1989. A gravação faz parte da box especial “Live Shit: Binge & Purge”, de 1993.

Morre aos 71 anos Burke Shelley, vocalista e baixista do Budgie


0 Responses to “Morre aos 71 anos Burke Shelley, vocalista e baixista do Budgie”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso site em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se a 101 outros seguidores

janeiro 2022
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Bandas, estilos, festivais, etc

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

Categorias

Follow Roque Reverso << on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: