Grant Hart - Foto: Divulgação Hüsker DüMorreu nesta quinta-feira, 14, Grant Hart, baterista da respeitada banda Hüsker Dü. O músico, que tinha 56 anos, lutava contra um câncer.

A primeira informação de seu falecimento foi confirmada pela revista Variety, pouco depois de a banda postar uma foto do músico sem legenda na página oficial do Hüsker Dü no Facebook.

Mais tarde, o vocalista e figura mais emblemática do grupo, Bob Mould, também confirmou a notícia, por meio de uma emocionante mensagem, na qual contava como havia conhecido Hart. “Nós fizemos músicas incríveis juntos”, destacou Mould.

O Hüsker Dü que despontou no fim dos Anos 70 e fez sucesso nos Anos 80. A banda acabou em 1988, depois de seis álbuns de estúdio.

Hart conheceu Mould quando trabalhava em uma loja de discos. Juntamente com o baixista Greg Norton, eles formaram o Hüsker Dü e ganharam respeito de várias vertentes do rock, especialmente do punk e do parte alternativa.

A música “Could You Be the One” é o maior sucesso comercial do Hüsker Dü e uma das faixas mais tocadas nas rádios de rock que abriam espaço para o lado alternativo do estilo nos Anos 80.

O fim da banda teve como um dos principais fatores as desavenças entre Mould e Hart. Em 2004, os dois se reuniram em um show beneficente para arrecadar fundos para Karl Mueller, baixista do Soul Asylum, que havia sido diagnosticado com um câncer de garganta.

Mould chegou a passar por outros projetos, como o Sugar, nos Anos 90, e também emendou uma elogiada carreira solo. Hart alternou trabalhos solo com a participação em outras bandas, como a Nova Mob.

Para homenagear o falecido baterista do Hüsker Dü, o Roque Reverso descolou clipes da banda no YouTube. Veja inicialmente “Could You Be the One”. Depois, fique com “Don’t Want to Know If You are Lonely”.