Guitarra com o logo do Franz Ferdinand - Foto: DivulgaçãoO Franz Ferdinand lançou no dia 14 de outubro a música “Demagogue”. A faixa faz clara crítica ao candidato republicano Donald Trump à presidência da República dos Estados Unidos da América.

A faixa faz parte do projeto “30 Days, 30 Songs”, que tem como intenção divulgar diariamente músicas políticas até o dia da eleição. O pleito norte-americano vai acontecer em novembro.

A ideia do projeto é do escritor Dave Eggers.

A música “Demagogue” foi lançada após a saída de Nick McCarthy, guitarrista e membro fundador do Franz Ferdinand.

Ele deixou o grupo em julho para se dedicar à família e a outros interesses musicais.

No comunicado divulgado pela banda, a informação é de que McCarthy não deve participar do próximo disco do Franz Ferdinand e da turnê. O grupo e o músico deixaram claro, porém, que esta saída pode não ser algo definitivo.

“Essa não é uma situação necessariamente permanente e vocês saberão caso as circunstâncias mudem no futuro”, destacou a banda no comunicado de julho.

O último álbum de estúdio do Franz Ferdinand é “Right Thoughts, Right Words, Right Action”. Foi lançado em 2013 e gerou clipes como “Stand On The Horizon”“Fresh Strawberries”, “Bullet” e “Love Illumination”.

Com política inserida no próprio nome (o mesmo do arquiduque da Áustria cujo assassinato foi um dos estopins da Primeira Guerra Mundial), o Franz Ferdinand mostra que não está descolado do mundo. Apesar de ser uma banda escocesa, sabe muito bem do perigo que o mundo corre com o Trump na presidência dos EUA.

Ouça abaixo, por meio do lyric video, a faixa “Demagogue”.