Chris Squire - Foto: DivulgaçãoMorreu no sábado, dia 27 de junho, em Phoenix, no Arizona (Estados Unidos), o baixista do Yes, Chris Squire. A informação foi confirmada na manhã do domingo, dia 28, na página oficial da banda de rock progressivo.

Vítima de leucemia linfoide aguda, Squire, estava em tratamento, mas o processo de cura não conseguiu seu objetivo final a tempo.

Aos 67 anos de idade, ele deixou 5 filhos.

Squire tocava no Yes desde 1968. Era o único integrante a participar de todos os 21 discos do grupo.

O Yes estava em período de recesso desde maio, quando Squire anunciou a doença e que também não participaria da turnê prevista para o segundo semestre deste ano.

“Será a primeira vez que o Yes se apresentará sem mim”, disse, na época, em nota, o baixista, que se orgulhava de estar presente em todos os shows da banda.

Squire era bastante respeitado entre os músicos, já que incorporava vários efeitos de guitarra no baixo. Na internet, figuras importantes do cenário musical, como o baixista do Black Sabbath, Geezer Butler, e o grande guitarrista Joe Satriani, lamentaram bastante a morte do integrante do Yes.

Na própria nota divulgada aos fãs, os membros remanescentes do Yes destacaram que Squire era a figura que unia o grupo.

Ao lado do vocalista Jon Anderson, que deixou o grupo em 2008, Squire fundou o Yes e fez do conjunto de rock progressivo um dos grupos mais respeitados do rock. Sem ele, a banda agora tende a reavaliar seu futuro.

Para homenagear, Squire o Roque Reverso descolou dois clássicos do Yes. Fique inicialmente com clipe de “Owner Of A Lonely Heart”. Depois, fique com uma apresentação ao vivo de “Roundabout”, em 1972.