26
dez
13

Lars Ulrich faz 50 anos e continua fazendo o Metallica voar cada vez mais alto

Lars Ulrich, baterista do Metallica, completa 50 anos de idade neste dia 26 de dezembro de 2013. Tal qual seu inseparável companheiro de banda, o vocalista e guitarrista James Hetfield, que também chegou a 5 décadas de vida neste ano, o pequeno e falante dinamarquês continua liderando um dos grupos mais famosos da história, mesmo tendo idade teoricamente avançada para os padrões do thrash metal.

Quando Hetfield chegou aos 50, chegamos a escrever aqui no Roque Reverso que não atrelar grande parte do sucesso do Metallica ao incansável guitarrista era praticamente uma heresia. Mas lembramos também que Lars Ulrich tinha praticamente parcela igual de responsabilidade na escalada da banda, com diferenças claras entre os dois.

James Hetfield é a parte criativa musical do Metallica e pode ser considerado o coração da banda. Lars Ulrich é o cara de grandes sacadas e de visão de negócios do grupo: o cérebro.

Não que o vocalista, do alto da sua co-liderança, não tenha também grandes sacadas e visões incríveis comerciais, mas Lars é aquele teimoso que peita tudo e todos para colocar o Metallica no topo.

Num tempo no qual a indústria fonográfica perdeu espaço impressionante para o download, as bandas foram obrigadas a se reinventar dia após dia, com ideias das mais variadas para continuar fazendo sucesso. Lars ficou famoso e passou a ser odiado por muitos após sua histórica briga com o Napster, que prejudicou até fãs do próprio Metallica judicialmente.

Hoje, ironicamente, o Metallica é uma das bandas que mais utiliza e fatura com ferramentas de compartilhamento musical pela internet. Os fãs da banda já sabem que, após os shows realizados em suas respectivas cidades, podem baixar as canções por preços acessíveis, próximos de US$ 1. Lars também sabe que sempre há fãs que fazem o download e repassam para uma tonelada de admiradores da banda.

Com a situação menos favorável das gravadoras, as bandas descobriram que turnês longas gerariam receita importante. E o Metallica está entre as bandas que mais viajam pelo mundo. O último álbum de estúdio do grupo, “Death Magnetic”, de 2008, já rendeu inúmeros DVDs. A mais nova sacada do mentor Lars é fazer uma tour com os fãs escolhendo o repertório na internet.

E tem mais: o grupo montou seu próprio selo, lançou um filme em formato 3D e tocou há pouco tempo na Antártida, tornando-se o primeiro a tocar em todos os continentes do planeta em toda a história. Por trás de tudo isso, está o incansável Lars Ulrich.

Musicalmente, o baterista deixou há tempos de ser um dos melhores do heavy metal. Até o álbum “…And Justice for All”, ele tinha imenso respeito dos fãs. Quem viveu os Anos 80 lembra que várias discussões envolviam a disputa entre Lars e Dave Lombardo, do Slayer, algo inimaginável hoje, quando o ex-baterista do Slayer sobra com folga no topo.

Para muitos, a qualidade técnica de Lars Ulrich foi para o vinagre depois de uma fase pesada que ele teve com drogas. Foram várias as vezes que ficou clara a dificuldade dele acompanhar algumas músicas do Metallica em shows. E ficou patética a performance histórica do músico no álbum “St. Anger”, onde o barulho da bateria foi comparado ao de latas de tinta.

Independente deste detalhe importante, Lars continua fundamental para o Metallica, especialmente nas ideias impressionantes de novidades que a banda vive gerando.

Para comemorar os 50 anos do baterista do Metallica, o Roque Reverso descolou vídeos no YouTube. Para começar, não poderíamos deixar de fora o clipe de One, que traz vivendo plenamente a bateria. Depois fique com “Eye of the Beholder” ao vivo e com o clipe de “Master of Puppets” para a divulgação do filme “Through the Never”.


0 Responses to “Lars Ulrich faz 50 anos e continua fazendo o Metallica voar cada vez mais alto”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário (para isso, insira seu endereço de e-mail e o nome)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


Se você tem interesse na divulgação da sua empresa, seu trabalho ou banda, o Roque Reverso é um veículo que possui um respeitável número de leitores. Entre em contato conosco para conhecer nossos diversos planos:  roquereverso@hotmail.com

Preencha abaixo para receber atualizações do nosso site em primeira mão e gratuitamente pelo seu e-mail! Não se esqueça de confirmar o recebimento do e-mail depois.

Junte-se a 101 outros seguidores

dezembro 2013
D S T Q Q S S
« nov   jan »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Roque Reverso no Twitter

Bandas, estilos, festivais, etc

O Roque Reverso está no ar!!!

Seja bem-vindo ao blog do rock and roll! Clique para acessar o post de abertura do blog!

Post inicial

SOBRE VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

SOBRE OS VÍDEOS COMPARTILHADOS DO YOUTUBE

Categorias


%d blogueiros gostam disto: