Paul McCartney volta ao Brasil neste fim de semana para dois shows no Rio de Janeiro, nos dias 22 e 23, que fazem parte da turnê “Up and Coming”. Depois de o ex-Beatle ter feito shows memoráveis em Porto Alegre e São Paulo em novembro do ano passado, a produtora Planmusic descolou na agenda do músico datas em 2011 para a capital fluminense no Estádio do Engenhão. Como os ingressos já estão esgotados, basta aos sortudos coletarem algumas informações necessárias para curtir numa boa as apresentações do domingo e da segunda-feira.

Quem não conseguiu ingressos, terá a chance de assistir ao show do domingo pela internet. Em sua página especial para o evento, o Portal Terra informou que a transmissão será feita em HD (alta definição) e também poderá ser visualizada em smartphones e tablets, como o iPhone e o iPad. 

Quanto aos que vão ao Engenhão, para evitar transtornos tão comuns nos shows brasileiros, a Riotur, órgão ligado à Prefeitura da cidade fluminense, preparou um esquema especial de trânsito e transporte para os dois dias da apresentação.

O estacionamento interno do Engenhão estará fechado e o entorno do estádio será fortemente monitorado para ajudar no trânsito e não permitirá a criação de vagas nas ruas. Por isso, a recomendação é a de que o público utilize os meios de transporte públicos para chegar ao show.

De acordo com os organizadores, mais de 40 linhas de ônibus circularão pela região e o público também poderá chegar ao local do show e voltar para casa tranquilamente de trem ou metrô, que funcionarão até depois do término das apresentações.

A SuperVia disponibilizará trens extras partindo da Central do Brasil a cada 30 minutos. Os passageiros que forem aos shows podem comprar o cartão de integração trem-metrô por R$ 4,20 e fazer a transferência na Estação Central, que terá um sistema de conexão exclusiva para quem apresentá-lo.

Os ônibus da linha Barra Expresso (Via Nova América/Del Castilho) realizarão serviço com ponto de parada próximo ao Engenhão.  Os ônibus do Metrô Na Superfície General Osório/Gávea e Botafogo/Gávea vão circular até a chegada da última composição nas suas estações. A previsão é a de que o último trem deixe a estação Engenho de Dentro às 2h20.

Quem não for participar do evento deve evitar passar por lá de carro. A operação Choque de Ordem vai atuar na área, evitando que veículos estacionem em locais proibidos e impedindo a ação de ambulantes nos arredores do estádio.

A partir das 13 horas dos dias 22 e 23,  as ruas Goiás, Arquias Cordeiro, Piauí, 24 de Maio, Dias da Cruz e avenidas Amaro Cavalcanti e Dom Helder Câmara terão o tráfego diferenciado pela CET-Rio. O acesso à Rua Dr. Padilha, no cruzamento com a Rua Arquias Cordeiro, será exclusivo para moradores, veículos credenciados e táxis.

Como chegar:

TREM – No domingo, dia 22, a partir das 17 horas, a Supervia disponibilizará três composições de trens extras com capacidade para seis mil passageiros vão sair de Japeri e outras três estações de Santa Cruz, com intervalo de uma hora. Oito trens extras vão partir da Central para o Engenho de Dentro sem paradas, a partir das 17 horas, com capacidade para 16 mil pessoas, a cada 30 minutos.

Já na segunda-feira, dia 23, toda a frota de trens vai operar a partir das 17 horas e mais oito composições extras vão sair da Central para o Engenho de Dentro sem paradas, com intervalos de 30 minutos.

METRÔ – Integração com o trem na estação Central do Brasil e com ônibus na estação Del Castilho.

ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES – A frota de 40 linhas que passam pela área do evento, vindas de todas as regiões da cidade, será aumentada para os dias de show. Uma linha exclusiva, proveniente do Shopping Nova América, vai integrar a estação do metrô Del Castilho ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, via Engenhão.

TÁXI – Será permitido o desembarque de passageiros nas vias no entorno do estádio. Os táxis são autorizados a parar única e exclusivamente para o embarque e desembarque de passageiros e não poderão fazer fila dupla.

Como sair:

O planejamento de saída prevê a restrição de acesso às vias que contornam o estádio (exceto a Rua Arquias Cordeiro – Ala Sul) para garantir a segurança do público. Os usuários dos coletivos que usualmente seguem por essas vias vão se dirigir à Rua Piauí e à Av. Dom Helder Câmara.

TÁXI – Embarque nas ruas Henrique Scheid, Dr. Padilha, Arquias Cordeiro (em frente à ala sul) e Av. Adolfo Bergamini.

ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES – serão criadas 6 (seis) áreas de embarque de ônibus das linhas regulares que passam pela área do evento. As linhas regulares não relacionadas nas áreas de embarque e desembarque manterão seus itinerários e paradas intermediárias.

TREM – Após o show, trens vão partir do Engenho de Dentro para Santa Cruz e Japeri a cada 20 minutos. Aqueles que forem em direção à Central, terão trens à disposição a cada 10 minutos.

Nos dois dias de apresentação, a estação Central ficará aberta até a chegada do último trem da SuperVia. A previsão para os dois dias de show é que o último trem saia da estação Engenho de Dentro às 2h20.

Os ônibus do Metrô Na Superfície General Osório/Gávea e Botafogo/Gávea vão circular até a chegada da última composição nas suas estações. Os ônibus da linha Barra Expresso (Via Nova América/Del Castilho) realizarão serviço com ponto de parada próximo ao Engenhão.

Mapa

O Roque Reverso deseja a todos um ótimo show. Para facilitar a localização de onde você vai assistir à apresentação, veja abaixo o mapa: