Cronos, em homenagem feita pelo Venom – Foto: Divulgação

O músico britânico Conrad Lant, conhecido popularmente como Cronos, morreu, aos 63 anos. Vocalista e baixista da lendária banda britânica Venom, ele é considerado um dos ícones do metal extremo.

A informação da morte de Cronos foi divulgada nesta quinta-feira, 1° de outubro, pelo Venom. A causa do falecimento não foi informada.

“Por mais de quatro décadas, a voz, o baixo e a visão de Conrad foram o coração do Venom”, escreveu a banda britânica nas redes sociais. “Ele criou algo que mudou a música pesada para sempre”, acrescentou o grupo.

Formado na Inglaterra, em 1978, o Venom é considerado uma das bandas mais influentes do heavy metal.

A influência foi tão marcante que o segundo disco do grupo, “Black Metal” inspirou e batizou uma das vertentes mais pesadas do heavy metal.

“Dos primeiros tremores de ‘Welcome to Hell’, passando por ‘Black Metal’, ‘At War With Satan’, ‘Possessed’ e além, ele criou algo que mudou a música para sempre”, continuou o Venom no comunicado, mencionando os quatro primeiros álbuns da banda que moldaram todo restante da carreira do grupo. “[Os membros do] Venom nunca seguiram as regras. Eles forjaram o seu próprio caminho. E Conrad estava lá no centro de tudo – intransigente, destemido e inconfundível.”

No total, o Venom lançou com Cronos 13 dos 16 álbuns de estúdio da banda. O último deles foi “Into Oblivion”, de 2026.

Para homenagear Cronos, o Roque Reverso descolou vídeos e clipes no YouTube.

Fique inicialmente com “Black Metal”, executada ao vivo no Wacken Open Air de 2022. Depois, fique com “Welcome to Hell”, também ao vivo, só que em 1984 no Hammersmith Odeon, em Londres.

Para fechar, fique com os clipes de “Witching Hour” e “Nightmare”.

 

Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos