O Incubus voltou a São Paulo na noite da quinta-feira, 10 de abril, para trazer, na íntegra, a execução ao vivo do álbum “Morning View”, de 2001. Para um Espaço Unimed lotado, o grupo norte-americano trouxe um show impecável e rico musicalmente, quando o assunto é técnica.

Em tempos nos quais, vários estilos musicais usam e abusam de bases pré-gravadas e até de playback, foi extremamente satisfatório para os amantes da boa música ver uma banda desfilar canções com grande precisão.

Com uma qualidade sonora cristalina na casa de shows, os fãs que esgotaram os ingressos no Espaço Unimed saíram, sem sombra de dúvida, satisfeitos da apresentação do Incubus.

O Roque Reverso não conseguiu credenciamento de imprensa, mas conseguiu estar no evento graças aos bons amigos de sempre fãs do bom e velho rock and roll.

Como boa parte das coisas na vida tem seu lado bom ou ruim, o fato deste veículo não contar com as vantagens da importante credencial de imprensa – vital para uma cobertura jornalística com maior qualidade – fez com que este jornalista “sentisse melhor” o show, com seus pontos positivos e negativos de organização.

Um ponto altamente positivo e já mencionado na casa de shows foi a qualidade do som, mesmo longe do palco.

Um ponto negativo, porém, foi a questão da organização de filas para a entrada no local.

Se o Roque Reverso tivesse conseguido o credenciamento de imprensa para o show, a reportagem entraria por um local tradicionalmente destinado à imprensa. Sem filas ou maiores transtornos, essa vantagem jornalisticamente imprescindível é criada justamente para que um repórter traga sem empecilhos e da melhor maneira possível um relato sobre os eventos. E, claro, não tenha custos para fazer seu trabalho.

Como o Roque Reverso conseguiu entradas para o show em cima da hora, chegou automaticamente muito perto do horário de início do show no Espaço Unimed, às 21 horas. O grande problema é que, minutos antes do horário de abertura da apresentação, filas gigantescas podiam ser vistas na entrada da casa de shows.

A fila para a Pista Comum, por exemplo, estava chegando, na Rua Tagipuru, até um dos estacionamentos mais próximos do semáforo que fica em frente ao Terminal Barra Funda.

A reportagem conseguiu entrar a tempo do início do show, que começou com 20 minutos de atraso, mas chamou a atenção a multidão para entrar, enquanto funcionários tentavam agilizar a entrada do público. Com ingressos esgotados dias antes do evento, era de se esperar um melhor planejamento para o escoamento dos fãs na entrada, ainda mais com o atual nível salgado de preços que se cobra em São Paulo nos grandes eventos.

O show

Com 20 minutos além do horário previsto de início, o Incubus subiu ao palco para trazer seu grande álbum “Morning View”.

O início impactante com as faixas “Nice to Know You”, “Circles” e “Wish You Were Here” já serviu para medir a temperatura da casa e constatar que o público cantaria todas as músicas junto com a banda.

Efeitos visuais, somados ao já citado som de alta qualidade, ampliavam a boa experiência naquele momento.

Importante destacar que quis o destino que a música “Wish You Were Here” atingisse, em São Paulo, sua milésima execução ao vivo.

O grande momento ganhou em emoção, com várias pessoas indo às lágrimas, reforçando a emoção de ver esse grande hit do Incubus ao vivo.

“Just a Phase” e “11am” vieram na sequência e chamava cada vez mais a atenção o entrosamento da banda, acompanhado da técnica dos músicos.

Liderados pelo vocalista Brandon Boyd, o som encorpado do Incubus trazia ainda o guitarrista Mike Einziger com acordes afiados e uma cozinha de respeito entre a baixista Nicole Row e o baterista Jose Pasillas. O DJ Chris completava a execução com pitadas sonoras certeiras e um nível de scratch de respeito.

Nicole Row merece um parágrafo à parte, já que impressionou – da mesma maneira que já havia chamado a atenção no Rock in Rio do ano passado – sua presença de palco. Bela e extremamente competente, era impossível não ficar vidrado e acompanhar cada acorde desta excelente baixista, cujas linhas de groove do instrumento musical se encaixaram como uma luva no som do Incubus.

“Blood on the Ground” iniciou um momento acústico do show acompanhada de “Mexico”, que chegou a ter parte da letra do refrão alterada para “São Paulo”, levando o público ao delírio.

Tal momento acústico serviu para ampliar ainda mais a relação com o público durante o show e reforçar a constatação de que os músicos estavam curtindo muito aquele momento.

“Warning” trouxe a apresentação ao peso novamente e fez a plateia cantar junto a plenos pulmões.

Após “Echo” e “Have You Ever” foi a vez de o grupo incorporar trechos de músicas famosas no meio pop em “Are You In?” e “Under My Umbrella”.

A primeira contou com a inclusão de um trecho de “In the Air Tonight”, de Phil Collins. A segunda ganhou de brinde um trecho de “Umbrella”, da cantora Rihanna.

A música “Aqueous Transmission” fechou a apresentação na íntegra do “Morning View” e a sensação de satisfação era palpável dentro do Espaço Unimed, com os fãs realizados aplaudindo de maneira intensa a banda durante alguns minutos.

Mais hits

Quem pensava que o show terminaria por ali se enganou, já que o Incubus emendou uma série de hits de outros álbuns.

“Anna Molly” abriu a nova sequência e o Espaço Unimed virou um espaço de pleno êxtase coletivo.

Vieram também “The Warmth” e “Vitamin” antes de uma grata surpresa da noite, com a banda fazendo um cover de respeito do grande Portishead, com nada menos que “Glory Box”.

A trinca “Dig”, “Pardon Me” e “Drive” encerrou o bom show do Incubus em São Paulo, com destaque maior para a última faixa, considerada um dos grandes sucessos do grupo norte-americano.

Encerrada a apresentação, era visível a sensação de felicidade dos fãs, que já, nas redes sociais, pediam o retorno do grupo ao Brasil em um futuro próximo.

Para relembrar o show do Incubus em São Paulo, o Roque Reverso selecionou vídeos da apresentação no YouTube, alguns deles filmados por este veículo de imprensa mesmo que de longe.







Set list

Nice to Know You
Circles
Wish You Were Here
Just a Phase
11am
Blood on the Ground
Mexico
Warning
Echo
Have You Ever
Are You In?
Under My Umbrella
Aqueous Transmission

Anna Molly
The Warmth
Vitamin
Glory Box
Dig
Pardon Me
Drive

Incubus toca ‘Morning View’ na íntegra e traz a São Paulo show com impecável técnica musical