Morreu nesta terça-feira, 8 de novembro, Dan McCafferty, cofundador e vocalista da formação clássica do grupo escocês Nazareth. A notícia da morte de McCafferty foi compartilhada inicialmente pelo baixista Pete Agnew e confirmada pelas redes sociais da veterana banda.
Nos comunicados de Agnew e da banda, não foram informados, no entanto, a causa da morte de Dan McCafferty, que tinha 76 anos de idade.
Ao lado de Agnew, do guitarrista Manny Charlton e do baterista Darrell Sweet, McCafferty fundou o Nazareth em 1968 e permaneceu no grupo até 2013, quando saiu por problemas de saúde.
Com a banda, McCafferty lançou dezenas de álbuns, como o elogiado “Razamanaz”, de 1973, que contou com produção do baixista Roger Glover, do Deep Purple.
Com a voz marcante de McCafferty, o Nazareth emplacou dois hits históricos do rock and roll: “Hair of the Dog”, música lançada em 1975 no disco de mesmo nome, e a balada “Love Hurts”, maior sucesso do grupo e também do mesmo álbum.
Importante destacar que, apesar de ser uma das maiores baladas da história do rock com o Nazareth, “Love Hurts” é uma música cover.
De autoria de Boudleaux Bryant, ela foi gravada pela primeira vez em julho de 1960 pela dupla The Everly Brothers.
Além dos álbuns com o Nazareth, Dan McCafferty lançou três discos solos: “Dan McCafferty” (1975), “Into the Ring (1987)” e “Last Testament” (2019).
“Dan morreu às 12h40 de hoje”, escreveu Pete Agnew. “Este é o anúncio mais triste que já tive que fazer. Maryann e a família perderam um marido e pai maravilhoso e amoroso, perdi meu melhor amigo e o mundo perdeu um dos maiores cantores que já viveram. Muito chateado para dizer qualquer coisa além disso neste momento.”
Para homenagear e relembrar Dan McCafferty, o Roque Reverso descolou vídeos no YouTube. Fique inicialmente com um de “Love Hurts”. Depois veja um vídeo ao vivo de 1981 de “Hair of the Dog”. Para fechar, fique com o clipe de “Telegram/ Leader”.
Morre Dan McCafferty, cofundador e vocalista da formação clássica do Nazareth
0 Respostas to “Morre Dan McCafferty, cofundador e vocalista da formação clássica do Nazareth”