Os fãs do Rush, do rock e da música ficaram paralisados nesta sexta-feira, 10 de janeiro, quando foi anunciada oficialmente a morte do gigantesco baterista Neil Peart.
O baterista do Rush faleceu na terça-feira, dia 7 de janeiro, em Santa Monica, California. Ele tinha 67 anos.
A causa da morte de Peart foi um câncer cerebral que o músico estava tratando havia três anos, de acordo com Elliot Mintz, porta-voz da família do músico.
Considerado um dos maiores bateristas da história, Neil Peart foi fundamental para levar o Rush ao seu patamar de destaque na história do rock.
O baterista se uniu a Geddy Lee (baixo e vocal) e Alex Lifeson (guitarra) em 1974 para trazer algumas das músicas mais importantes do rock e moldar o estilo na versão progressiva.
“É com o coração partido e com a mais profunda tristeza que devemos compartilhar as terríveis notícias de que, na terça-feira, nosso amigo, irmão de alma e companheiro de banda de mais
de 45 anos, Neil, perdeu sua incrivelmente corajosa batalha
de três anos e meio com câncer no cérebro”, escreveu
o Rush em nota oficial.
“Pedimos que amigos, fãs e mídia respeitem compreensivelmente a necessidade de privacidade e paz da família neste momento extremamente doloroso e difícil. Aqueles que desejam expressar suas condolências podem escolher um grupo de pesquisa ou caridade de sua escolha e fazer uma doação em nome de Neil Peart. Descanse em paz irmão”, completaram os membros remanescentes.
Após a notícia da morte de Neil Peart foi inevitável para quem gosta de rock não ficar paralisado por alguns minutos, pensando na imensa perda da música.
Nas redes sociais, uma penca de personalidades da música, como há muito não se via, deixou seu lamento pela morte de Peart. Músicos e bandas das mais variadas vertentes do rock ressaltaram a importância do batera do Rush e sua qualidade.
Para muitos fãs da boa música, o rock perdeu o “Pelé da bateria”. E isso não pode ser considerado um exagero.
O Rush passou pelo Brasil em duas oportunidades, em 2002 e em 2010. Nesta última oportunidade, o show da banda em São Paulo, no Estádio do Morumbi, contou com cobertura do Roque Reverso e mostrou o grupo executando o clássico álbum “Moving Pictures” na íntegra.
Foi uma verdadeira aula do trio, com destaque para Peart. Quem viu tudo aquilo é um felizardo e jamais vai esquecer aquele momento.
O Roque Reverso descolou clipes e vídeos do Rush no YouTube para homenagear o grande músico. Para começar, fique com “Tom Sawyer”. Depois, veja os clipes de “Limelight”, “La Villa “Strangiato” e “Subdivisions”. Para fechar, fique com a execução ao vivo da música “The Spirit of Radio”, em 2007, em Roterdã, na Holanda. RIP Neil Peart!!!!
O mundo da música está abalado como há muito tempo não se via. 😦
E não sem motivo!
Perdemos uma figura gigante!
RIP!!!