Apenas alguns dias depois de ter tocado para algumas moscas e meia dúzia de lagostas na Costa Rica, o Aerosmith seguiu sua turnê pela América Latina e foi parar no Uruguai, lar de José “Pepe” Mujica, o presidente mais roquenrow da atualidade. A banda norte-americana fez questão de tentar uma audiência com o carismático presidente uruguaio. E conseguiu, assim como acontece com qualquer um que tente.

Para Mujica, os músicos deram de presente uma guitarra autografada, mas pareciam cientes da dimensão histórica do personagem diante de si.

Questionado pela equipe de comunicação da presidência uruguaia sobre o motivo pelo qual queria conhecer Mujica, o vocalista Steven Tyler declarou-se atraído pelo discurso anticonsumista de Mujica e respondeu: “Porque acreditamos no que ele diz. Achamos que ele é um dos melhores presidentes das Américas.”

Mujica posou para fotos com a guitarra e com os músicos da banda, mas admitiu desconhecer o repertório do Aerosmith, que vem tocar no Brasil nos próximos dias e será atração principal da segunda noite do Monsters of Rock de 2013 em São Paulo.

Apesar dessa pequena “falha”, o homem que governa o país vizinho desde 2010 tem-se mostrado cada vez mais um exemplo a ser seguido dentro e fora de seu país pelos simpatizantes das causas libertárias e por quem aspira a um mundo mais harmônico e menos desigual.

Integrante do movimento guerrilheiro tupamaro em uma época na qual a direita latino-americana, com o apoio direto dos Estados Unidos, tomou o poder por meio de golpes militares continente afora, Mujica foi prisioneiro político durante praticamente todo o período ditatorial em seu país, iniciado em 1973 e encerrado em 1985, ano no qual foi libertado.

Eleito presidente em 2010 pela Frente Ampla, Mujica dispensou as regalias oficiais, continuou morando em um sítio na periferia de Montevidéu com Lucía Topolansky, há 40 anos sua companheira afetiva e de militância, e dirige até hoje um modesto Fusca. Ano de fabricação: 1987.

Mujica também doa a obras assistenciais 90% de seu salário de presidente (equivalente a cerca de 25 mil reais). Do que sobra, ainda ajuda a pagar o tratamento médico de uma de seus irmãs, que sofre de esquizofrenia.

Durante o governo Mujica, o Uruguai legalizou o aborto e, nos primeiros meses de vigência, reduziu a zero o número de óbitos de mulheres que decidiram, amparadas pela lei, interromper voluntariamente a gravidez.

Mais recentemente, liderou a campanha de legalização da maconha. Assim como não conhecia o Aerosmith, Mujica assegurou nunca ter fumado um baseado, mas disse saber que muitos jovens fumam e admitiu a possibilidade de voltar atrás se a medida for ineficaz em suas intenções: inibir a violência derivada do narcotráfico e tirar de cena os grupos criminosos que lucram com a situação de clandestinidade.

No mês passado, durante a Assembleia Geral da ONU, enquanto Dilma Rousseff denunciava a espionagem (industrial) norte-americana, Barack Obama tentava convencer o mundo sobre a “necessidade” de uma nova guerra e Benjamin Netanyahu pedia ao Ocidente que rejeitasse qualquer abertura ao diálogo por parte do Irã, Mujica apareceu discretamente e fez, com um discurso lírico e humano, seu pequeno país ganhar a dimensão de um gigante.

Abaixo, selecionamos dois vídeos do YouTube. O primeiro traz o encontro de Mujica com o Aerosmith. O segundo, traz o discurso do presidente uruguaio na ONU na íntegra, cuja tradução para o português você pode ler aqui.